Quando um domínio registrado no Registro.BR não é renovado, acaba sendo congelado por um período de aproximadamente 3 meses. durante este tempo de congelamento, o domínio fica inativo, ou seja, o seu site e emails não funcionam mais através deste domínio, mas você ainda consegue reativá-lo em seu nome, bastando efetuar o pagamento da taxa de renovação do domínio.
Após estes 3 meses o domínio é “removido”, e entra em aguardo do processo de liberação, o que significa que você não consegue mais reativá-lo em seu nome e nem consegue registrá-lo novamente.
O processo de liberação do Registro.BR ocorre 3 vezes ao ano e tem duração de 15 dias. Normalmente são em fevereiro, junho e outubro.
Durante estes processos, os domínios que não foram renovados são novamente disponibilizados para registro público. E só então você consegue registrar novamente o seu domínio, caso o queira de volta.
Mas observe que se duas ou mais pessoas tentarem registrar um mesmo domínio durante este processo, o domínio fica bloqueado e só será disponibilizado novamente no próximo processo de liberação, e assim por diante.
Portanto, se você tem interesse em manter o seu domínio em seu nome, pense bem ao deixar de renovar o seu registro. Pois você pode simplesmente um dia querer utilizá-lo novamente e não poder mais, ou ter que aguardar um longo processo, que pode durar 6 meses ou mais, e ainda correr o risco de acabar perdendo o seu domínio para outra pessoa.
Agora, em outubro, ocorreu o último processo de liberação, que se encerrou em 23/10, e o próximo só ocorrerá em fevereiro do ano que vem.
O que fazer caso acontecesse algo parecido com o texto abaixo.
Um determinado domínio foi inserido no processo de liberação, acontece que surgem dois possíveis candidatos, sendo que o primeiro possui seus dados corretos-fidedignos (Nome, cpf e endereço batem ) porém existe um sgundo que seu objetivo principal é impossibilitar a “compra do domínio” do primeiro, ocorre que este último não foi fidedigno nas informações, tendo atuado de forma errônea no processo, informando nome, CPF e endereço errados, dessa forma não agiu com a boa fé e com informações verdadeiras.
Meu objetivo aqui é discutir esta situação: Se somente um dois dois candidatos foi fidedigno nas informações, seria correto anular o “ticket” do segundo candidato e fornecer a vitória nesta obtenção do domínio ao primeiro, haja vista que dentre as normas o único que dispunha de respaldo seria este ? Ou não ?
Cabe aqui uma discussão ampla que temos o dever.
Cumpre informar que neste exemplo que relatei , nenhum dos candidatos marcou que possuia marca registratada.
Continuando…..Eu entendo que o primeiro candidato deveria ser declarado ganhador e o segundo, após comprovação de seus dados, deveria ficar impossibilitado em concorrer a qualquer domínio .br por pelo menos 24 meses.
Um ponto focal é que não existe detalhadas regras e políticas que contribuam para a tomada de qualquer decisão.
Para ganhar um DISPUTA de domínio, ou seja, entre 2 candidatos ou mais é preciso apresentar o REGISTRO DA MARCA, feito através do site do INPI. Vencerá a disputa aquele que candidatar ao registro PRIMEIRO e APRESENTAR o registro da marca no INPI. O registro no INPI deve estar HOMOLOGADO e não apenas o PEDIDO DE REGISTRO DE MARCA. O registro de uma marca no INPI leva em média 2 anos e 6 meses, podendo ser mais caso haja disputas e/ou exigências no processo de registro. Enfim, muita burocracia, Brasil. Ass: Renato Lemos (Presidente da Comissão de Marcas e Patentes da OAB/GO)
Muito interessante os pontos levantados nos comentários.
Eu estou com um problema só porque não tenho mais acesso ao email cadastrado na conta do titular. Agora, para mudar, é preciso um longo percurso, ir a cartório e etc… que preguiça de mexer com isso! Pensei em deixar de renovar e depois registrar novamente, mas com este texto vi que é arriscado perder o domínio e ainda leva bastante tempo… 🙁
Perder um domínio trabalhado por muito tempo, e detentor de milhares de links – fator número 1 de ranqueamento no Google – é um prejuízo muito sério. É necessário (e além de também ser uma das teorias SEO de ranking), o pagamento de vários anos no .br.
Assim, se garante o registro sem preocupação com o próximo vencimento do domínio e fica-se inserido nesse possível fator de ranking. Os teóricos dizem que o Google observa também não só o tempo de existência do site, mas quantos anos estão pagos lá no domínio.
Acredito que esse tempo que o registro.br pede é longo demais, o valor cobrado é irrisório logo quem tem interesse no dominio pode compra-lo por muitos anos. Por esse motivo temos essas escassez de dominio com boas palavras.