Este artigo faz parte de uma série sobre a instalação e configuração do LiveZilla versão 3. Esta série são apenas dicas para os clientes dos planos de Hospedagem de Sites da Zooming. Observe que a Zooming não é fabricante, revendedora e nem representante do produto!

Veja o passo anterior desta instalação no artigo Instalação do LiveZilla – Parte 2.

Configurando o Servidor LiveZilla no seu Site

Se você marcou a opção “Run LiveZilla” no último passo da instalação, o programa cliente do LiveZilla será iniciado no seu computador assim que você clicar no botão “Finish”.

Se você não fez isso, poderá iniciar o LiveZilla pelo menu Iniciar do seu Windows, rodando o programa “LiveZilla Client”.

Este é o programa que você usará para monitorar os visitantes do seu site e responder aos chamados de chat.

Este programa poderá ser instalado em mais de um computador, de modo que você possa ter mais de um operador atendendo aos chats ao mesmo tempo.

O próximo passo é a criação de um servidor do LiveZilla no seu site. Para isso clique no botão “Editar servidores”:

Como você não tem nenhum servidor criado ainda, clique no botão “Server Admin” para iniciar o processo de criação:

Selecione a opção “Criar um novo servidor LiveZilla” e então clique no botão “Próximo”:

Na próxima tela informe os dados da conta administrativa do seu servidor LiveZilla. Lembre-se de informar uma senha forte aqui também, jamais usando valores como “12345”, “senha”, etc.

O próximo passo é a criação de um grupo de suporte.

O LiveZilla permite a organização de contas, respostas, etc em grupos de suporte, então provavelmente você terá grupos como “Suporte Técnico”, “Departamento Comercial”, etc.

Neste ponto você precisa criar um destes grupos, e poderá criar os demais quando o LiveZilla estiver configurado e rodando no seu site.

O próximo passo indica como os arquivos do seu servidor LiveZilla serão enviados para o seu site. Na instalação deste artigo mostraremos a opção de envio via FTP.

Os dados de FTP para o seu site foram enviados para você na mensagem “Informações da sua nova conta”, logo após a conclusão da sua inscrição na Zooming.

Estes dados incluem o endereço do servidor FTP, que será sempre no formato “ftp.seudominio.tld” (onde você deve substituir a parte “seudominio.tld” pelo domínio do seu site), o usuário e a senha (que inicialmente são os mesmos do painel de controle) e a pasta raiz do site, que é a “/httpdocs”.

Informe seus dados conforme mostra a imagem abaixo, tomando cuidado especial no campo pasta, que deve incluir o diretório raiz “/httpdocs”, seguido do nome da pasta onde o LiveZilla será instalado no seu site.

Ao clicar no botão “Iniciar” o LiveZilla vai gerar as páginas do Servidor LiveZilla e enviá-las ao seu site via FTP:

Alguns diretórios do LiveZilla no seu site precisam de permissões especiais, e o programa de transferência FTP poderá ajustá-las automaticamente para você:

Após a conclusão da transferência você deverá salvar o perfil deste servidor no LiveZilla Client no seu computador.

Para isso informe um nome para o perfil, e o endereço do diretório do LiveZilla no seu site.

Note que este endereço não inclui o nome da pasta raiz “/httpdocs”, que deve ser informado somente nas propriedades de envio via FTP.

Clique no botão “Teste de Servidor” para testar a instalação que você acabou de fazer:

Digite seu usuário administrador e a senha, que você informou durante a instalação, e então clique no botão OK:

Se tudo estiver funcionando corretamente você receberá a mensagem abaixo:

Veja os os próximos passos da instalação no artigo Instalação do LiveZilla – Parte 4.

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