Neste artigo vamos demonstrar passo a passo como instalar o WordPress, desde o download dos arquivos deste software até a tela inicial de login.
1) Download do WordPress
O primeiro passo é o download do arquivo compactado com o WordPress. Para isso você deve acessar o site http://br.wordpress.org e clicar no botão de download, conforme indicado na imagem abaixo.
2) Criar o Banco de Dados do WordPress
O segundo passo a ser executado é a criação do banco de dados MySQL que é necessário para execução do WordPress.
Faça login no painel de controle da sua conta na Zooming e então clique no link “Banco de Dados” conforme mostrado na imagem abaixo.
Na próxima tela clique no botão “Adicionar novo banco de dados” para criar um banco de dados MySQL para o seu WordPress, conforme mostrado na imagem abaixo.
Informe então os dados do novo banco de dados.
No campo “Nome do banco de dados” informe um valor descritivo para este banco, como “wordpress” ou “wp”. Note que o prefixo deste nome é obrigatório e não é editável. Na imagem abaixo o prefixo é “admin_”, este valor será diferente para a sua conta no painel de controle.
Informe o nome para o usuário de acesso ao banco de dados. Uma dica é usar o mesmo nome do banco de dados.
Para a senha recomendamos fortemente clicar no botão “Gerar”. Isto fará com que uma senha forte seja gerada, o que é muito importante para a segurança do seu site. Clique no botão “Mostrar” para ver a senha gerada.
Anote o nome completo do banco de dados, usuário e a senha gerada, estes dados serão necessários em outro passo.
3) Envio do Arquivo do WordPress Para o Seu Site
O próximo passo é o envio do arquivo compactado do WordPress para o seu site.
Clique no link “httpdocs” no painel de controle, conforme mostrado na imagem abaixo. Isso vai abrir o gerenciador de arquivos do painel de controle para o seu site, na pasta raiz do site é que a “/httpdocs”.
A pasta “httpdocs” na imagem abaixo está vazia, mas ela pode ter conteúdo no seu caso. Se você deseja manter somente o WordPress no seu site você pode excluir todos os arquivos e diretórios que estão dentro da pasta “httpdocs”, ou pode por exemplo criar uma pasta chamada “arquivos_velhos” (ou outro nome que você desejar) e mover tudo da pasta “httpdocs” para dentro dela, assim você terá um backup dos arquivos caso necessário.
Clique no botão “Efetuar upload de arquivos” do gerenciador de arquivos para enviar o arquivo compactado do WordPress que você baixou no passo 1 acima. Encontre o arquivo no seu computador e faça o envio.
Após o upload você verá o arquivo compactado dentro da pasta raiz “httpdocs”. Selecione o arquivo e então clique no link “Extrair os arquivos” no menu “Mais” do gerenciador, conforme mostrado na imagem abaixo.
Na tela de confirmação da extração selecione a opção “Substituir os arquivos existentes” para garantir que os arquivos mais novos do WordPress serão copiados. Esta opção só tem efeito se você tiver arquivos na pasta raiz “httpdocs”.
Após a extração exclua o arquivo compactado do WordPress, ele não será mais necessário.
A extração vai deixar uma pasta “wordpress” com todos o arquivos do WordPress dentro da pasta raiz “httpdocs” do seu site.
Você pode optar por deixar o WordPress nesta pasta (ou pode até renomeá-la se desejar), porém neste caso o WordPress será acessado no seu site com um endereço parecido com isso: “http://www.seusite.tld/wordpress”
Siga os passos abaixo se você deseja que o endereço seja no formato “http://www.seusite.tld”, ou seja, sem a pasta “wordpress” no final, caso contrário deixe os arquivos na pasta atual e leve em conta este detalhe nos próximos passos.
Clique na pasta “wordpress” no gerenciador de arquivos para acessar o conteúdo desta pasta.
Clique então na caixa de seleção no topo da lista de arquivos e pastas do gerenciador de arquivos, a que está ao lado do texto “Nome”. Isso vai selecionar todas as pastas e arquivos da lista.
Clique então no botão “Mover” para mover os arquivos para o diretório raiz, conforme mostrado na imagem abaixo.
Selecione a pasta raiz “httpdocs” como destino dos arquivos movidos. Isso fará com que todas pastas e arquivos da pasta “wordpress” sejam movidos para a pasta raiz.
Depois que tudo tenha sido movido, selecione a pasta “wordpress” (que agora vai estar vazia) e clique no botão “Remover” para apagá-la, conforme mostrado na imagem abaixo.
4) Criação do Arquivo de Configuração do WordPress
O próximo passo é a criação do arquivo de configuração do WordPress.
Este arquivo é chamado “wp-config.php”, e você deve colocar nele os dados de conexão ao banco de dados criados nos passos acima.
Para isso selecione o arquivo “wp-config-sample.php” na lista de arquivos. Clique então no ícone pequeno com uma seta para baixo para abrir um menu de opções para o arquivo, e então selecione o item “Renomear”, conforme mostrado na imagem abaixo.
Na tela de confirmação informe o nome “wp-config.php” e clique em OK, conforme ilustrado abaixo.
Execute novamente o passo indicado acima, mas agora selecione o item “Editar no Editor de Texto” ao invés de “Renomear”. Isso vai abrir o arquivo para edição.
Procure a seção destacada mostrada na imagem abaixo dentro do seu arquivo “wp-config.php”. Informe o nome do banco de dados, nome do usuário e a senha que você anotou nos passos acima nas posições correspondentes marcadas na imagem.
Role o texto do editor um pouco para baixo para que você possa ver a seção mostrada abaixo. Copie o link destacado na imagem e o informe em uma nova aba do seu navegador Web.
Este endereço vai gerar algumas linhas de configuração com caracteres estranhos, selecione todo este texto e o copie com Ctrl+C.
Substitua a seção padrão do texto do seu arquivo “wp-config.php” pelo texto copiado, conforme mostrado na imagem abaixo. Preste atenção para que todo o texto gerado naquela página seja inserido no seu arquivo de configuração.
Salve o arquivo clicando no botão “OK” do editor de arquivos.
5) Proteger o diretório wp-admin
Este passo é opcional, porém recomendamos fortemente que você o faça.
O WordPress tem uma área administrativa que é acessada através do endereço “http://www.seusite.tld/wp-admin” (coloque o endereço do seu site no lugar de seusite.tld). Esta área é acessada somente através do uso de usuário e senha.
Entretanto é possível que alguma vulnerabilidade do WordPress seja descoberta por hackers, e estes consigam o acesso mesmo sem o usuário e senha.
Com uma senha de diretório gerada pelo painel de controle você estará adicionando mais uma camada de proteção, reduzindo drasticamente a chance do seu site ser explorado.
Para fazer isso clique no link “Diretórios Protegidos por Senha” no seu painel de controle, conforme mostrado na imagem abaixo.
Clique então no botão “Acrescente o Diretório Protegido” para adicionar um novo diretório.
Informe então o nome do diretório como sendo “/wp-admin”, conforme mostrado na imagem abaixo. O título é opcional, você pode informar o texto que desejar. Uma sugestão é “Area Protegida”.
Depois de adicionar a proteção no diretório você deverá adicionar usuários com permissão de acesso. Para isso clique no link “/wp-admin” na lista de diretórios protegidos, conforme ilustrado abaixo.
Clique então no ícone “Acrescentar Novo Usuário” para criar um novo usuário para esta pasta.
Informe um nome de usuário e uma senha. O nome de usuário deve ter letras minúsculas, sem acentos, espaços e caracteres especiais.
A senha deve ser forte, com letras minúsculas, maiúsculas, números e preferencialmente algum símbolo. Teste combinações até que a senha seja marcada como “Forte” no indicador de força da senha.
Recomendamos não usar o mesmo login e senha que serão usados no login do WordPress, a serem configurados em um passo abaixo.
6) Acesse seu site WordPress
Acesse agora a área administrativa do seu WordPress entrando o endereço “http://www.seusite.tld/wp-admin” no seu navegador (informe o domínio do seu site ao invés de seusite.tld).
No primeiro acesso você verá a tela de senha do painel de controle, que vai restringir o acesso ao diretório “/wp-admin” conforme configurado acima. Informe o usuário e senha que você configurou.
Após a autenticação do painel de controle você verá a tela inicial de configuração do WordPress. Aqui você deverá informar o título do seu site, um usuário e senha (recomendamos que não seja o mesmo da pasta protegida do painel, configurado acima), seu email e a opção de permissão de indexação do seu site por buscadores como o Google.
Aqui também recomendamos fortemente que você cadastre uma senha forte. Senhas fracas são o principal motivo de exploração de sites e contas de email, não deixe que isso ocorra com você.
Clique então no botão “Instalar WordPress” para concluir a instalação. Pronto, seu WordPress está instalado e pronto para uso.
Lembre-se de sempre atualizá-lo através do painel administrativo do WordPress. Sempre mantenha o WordPress, os temas e os plugins atualizados usando o mecanismo de atualização do próprio WordPress.
Veja os demais artigos sobre WordPress deste blog para conhecer plugins interessantes para o seu WordPress.
Muito bom este artigo. Instalei o WordPress desta forma e funcionou direitinho.
Bom dia, este artigo foi muito útil, mas cheguei ao ultimo passo (aceder ao site para configurar) e não consigo. Se alguém me conseguir ajudar nesse sentido agradecia.
Obrigada
Oferece um guia completo e acessível para quem deseja instalar o WordPress de forma eficiente. A abordagem detalhada e a explicação clara de cada etapa tornam o processo descomplicado, mesmo para iniciantes. A inclusão de capturas de tela e dicas práticas ajuda a evitar erros comuns e a garantir uma instalação bem-sucedida. Parabéns pelo artigo bem estruturado e informativo, que proporciona uma base sólida para a criação de sites no WordPress, facilitando a vida de novos usuários e administradores.