Este artigo é o décimo primeiro de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Divulgue seu site corretamente

Naturalmente, à medida que as pessoas forem descobrindo o conteúdo de seu site através de pesquisas no Google, ou de outras maneiras de se criar um link  para este conteúdo, a grande maioria dos links para o seu site serão acumulados gradativamente.

No entanto, você pode também promover o seu conteúdo de forma eficiente, para que o seu site seja divulgado de forma mais rápida e as pessoas o descubram mais facilmente.

Veja aqui então como fazer esta promoção de forma correta:

Práticas recomendadas para promover o seu site

  • Faça um blog sobre novos conteúdos ou serviços – Publicar novidades no blog de seu próprio site é uma boa maneira de anunciar novos conteúdos ou serviços. Outros webmasters que lerem, postarem comentários ou RSS em seu blog também poderão promover suas novidades.
  • Não se esqueça da promocção offline – Promover o seu site offline pode também ser recompensador. Por exemplo, se você tiver um negócio local, certifique-se de que o endereço do seu site está listado no seu cartão de visita, papéis timbrados, cartazes, etc. Você pode também enviar boletins informativos aos clientes através do correio, com informações sobre novos produtos e conteúdos de seu website.
  • Conheça os sites de mídia social – Sites mídia social construída em torno da interação e compartilhamento dos usuários torna mais fácil a grupos de pessoas interessadas corresponder-se com conteúdo relevante.
  • Adicione o seu negócio no Google Local Business Center – Se você tem uma empresa local, adicionar a sua informação no Centro de Negócios do Google vai ajudálo a chegar a clientes que utilizem o Google Maps e a pesquisa do Google. A Central de Ajuda do Webmaster tem mais dicas para promover a sua empresa local.
  • Chegue até aqueles que estão em comunidades relacionadas – É muito provável que existam sites que cobrem áreas temáticas semelhantes às suas. Comunicar-se com estes sites é geralmente benéfico. Temas da atualidade que apareçam em seu nicho ou na comunidade podem desencadear novas idéias para conteúdo, e até mesmo a criação de uma boa comunidade de recursos.

Evite:

  1. Promover cada pequena nova alteração de conteúdo que você faça; deixe para promover somente grandes alterações ou fatos interessantes;
  2. Envolver o seu site em programas onde o seu conteúdo é artificialmente promovido ao topo desses serviços;
  3. Enviar spam a todos os sites relacionados ao seu tema;
  4. Comprar links de outro sites com o objetivo de conseguir PageRank ao invés de tráfego.

No próximo artigo, falaremos sobre Ferramentas gratuitas para webmasters. Até lá!

Artigos Relacionados:

Tagged with →