dnsConcluindo a série de artigos que explicam o que é Endereço IP, como funciona o DNS, quais são os principais registros DNS e como funciona o Registro de Domínios, hoje vamos falar sobre como funciona o Registro de Domínios.

O registro de domínios é feito por empresas e órgãos competentes, habilitados para esta função, chamados “Registrars”.

Todos os domínios nacionais (terminados em “.br”) são registrados no Registro.BR, um órgão associado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Já os domínios internacionais (sem “.br”) podem ser registrados em várias empresas. Sendo assim, surge a concorrência entre estas empresas, o que acarreta numa maior variação de preços para o registro dos domínios.

Isto é muito bom para nós, os clientes, pois podemos então escolher onde registrar o domínio, levando em conta o preço, a tradição da empresa, sua confiabilidade, ou mesmo as vantagens extras oferecidas por determinada empresa.

Ao registrar domínios internacionais em geral, não são exigidos muitos dados de cadastro para que o mesmo seja feito com sucesso.

Mas para os domínios nacionais, isto não é bem assim.Você sempre tem que associar o domínio a um CPF ou a um CNPJ.

Alguns tipos de domínios exigem o uso de um CNPJ obrigatoriamente. Outros, exigem documentos comprovando que a empresa se encaixa no perfil do domínio a ser registrado (como os dominios “.org.br” por exemplo – para registrá-los você deve comprovar que a empresa é uma organização sem fins lucrativos).

A duração do registro dos domínios é de um ano, ou seus múltiplos,  e o domínio deve ser renovado a cada período (normalmente a cada ano) para continuar ativo. Se não for renovado, o domínio passa um tempo congelado e depois é disponibilizado novamente para ser registrado por qualquer pessoa. Então, se você tem interesse em não perder a propriedade de um domínio registrado em seu nome, jamais se esqueça de renová-lo.

Uma questão muito comentada por nossos clientes é sobre renomear seus domínios. Não é possível renomear um domínio já registrado em um Registrar. Para alterar o domínio do seu site, você terá que fazer um novo registro e abandonar o domínio anterior.

Enfim, registrar um domínio não é muito complicado, mas este processo é normalmente feito pelas empresas de hospedagem por fazer parte do pacote de serviços oferecidos e para facilitar a vida de seus clientes.

As empresas de hospedagem funcionam como um “despachante” nos Registrars, efetuando o registro dos domínios em nome dos seus clientes.

Quando a Zooming oferece gratuitamente o registro de domínios em alguns pacotes de planos de hospedagem promocionais, o custo do registro do domínio nos Registrars sempre existe. No entanto este custo é subsidiado pela empresa para esta promoção. Portanto, vale a pena aproveitar!

Assim concluímos esta série sobre endereço IP, DNS e Registro de Domínios, e esperamos que com ela tenhamos elucidado várias dúvidas que você tinha em relação a este assunto!

Artigos Relacionados:

Tagged with →