Search Engine OptimizationEste artigo é o segundo de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide”.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Faça uso da Meta Tag “description”

A Meta Tag “description” de uma página dá ao Google e a outros sites de busca um resumo sobre o conteúdo da página.

Conforme vimos no artigo anterior, o título da página deve ser curto e conter somente algumas palavras ou uma frase, porém a Meta Tag “description” deve possuir um pouco mais informação, formando uma ou duas sentenças ou um parágrafo curto.

O site Google Webmaster Tools possui uma seção de análise de conteúdo, que pode mostrar se as descrições das suas páginas estão com problemas.

Entre estes problemas estão descrições muito curtas, muito longas ou duplicadas. Esta mesma ferramenta vai mostrar outras análises interessantes sobre o seu site.

A Meta Tag “description” possui o formato abaixo, e deve ser inserida no código HTML dentro da seção <head></head>:

<meta name=”description” content=”Aqui vai a descrição da sua página” />

A Meta Tag “description” é importante pois ela pode ser usada como o trecho de texto da sua página que será mostrado no resultado das procuras.

Nem sempre isso acontecerá, algumas vezes o Google poderá achar mais interessante mostrar um trecho do conteúdo da sua página no resultado da procura ao invés do texto da Meta Tag “description”, se este conteúdo for mais relevante ao contexto da procura do que a descrição informada.

As boas práticas para criar uma Meta Tag “description” são:

Resuma com precisão o conteúdo da página – Escreva uma descrição que ao mesmo tempo informe e desperte o interesse dos seus visitantes quando eles a virem no resultado de uma procura.

  • Evite escrever uma descrição que não tem relação com o conteúdo da página
  • Evite usar descrições genéricas como “Esta é uma página” ou “Página sobre hospedagem de sites”

Use descrições únicas para para página – Ter descrições únicas para cada página ajuda não só o Google, mas também os visitantes do seu site, a encontrar a página que estão procurando.

  • Evite usar uma descrição única comum a todas as páginas do seu site ou a um grupo de páginas

Se você utiliza o Construtor de Sites Zooming, a descrição da página pode ser alterada enquanto a página está sendo editada no passo 4 do construtor, no canto inferior esquerdo da janela. Veja também o artigo Construtor de Sites – Dicas de otimização do site para buscadores para mais informações sobre estas propriedades.

Artigos Relacionados:

Tagged with →