A página de Erro 404 aparece quendo você digita uma URL que não existe dentro da estrutura de um site.

Por exemplo https://www.zooming.com.br/asdfg

Quem já não se frustou ao tentar acessar uma página na Internet e se deparar com aquela página padrão do erro 404, que além de ser feia, faz com que tenhamos uma péssima impressão do site em questão?

Como solução para que os seus clientes não fiquem perdidos ao tentar encontrar uma página inexistente do seu site, você pode criar uma página de erro 404 personalizada.

Se você utiliza o WordPress, provavelmente já possui uma página de erro personalizada como parte do tema do seu site.Aqui na Zooming, a página de erro personalizada é feita pelo próprio tema utilizado no site, e é a seguinte:

Mas caso você queira personalizar ainda mais a sua página de erro 404, você pode utilizar um plugin específico para isso.

Existem alguns plugins que criam um redirecionamento automático, levando o seu usuário para uma página do seu site que contenha um conteúdo similar ao que ele procura, caso o que ele digitou não exista. Um exemplo de plugin desse tipo é o Smart 404. Apenas tome cuidado, pois o seu usuário pode ficar confuso, procurando por uma coisa e caindo em um outro assunto.

Outros plugins permitem que você edite o conteúdo a ser mostrado na sua página de erro 404. Um exemplo deste tipo de plugin é o 404 WordPress Plugin, que além de permitir que você edite o conteúdo da página de erro 404, adiciona links na página, indicando possíveis assuntos de interesse similar ao seu usuário. Assim ele pode escolher para qual página válida do seu site ele deseja ir. Isso melhora bastante o trabalho de SEO do seu site também.

Se você não utiliza o WordPress, terá que fazer uma página 404 personalizada em html, e então enviá-la para o servidor via FTP, substituindo o arquivo da página 404 padrão.

Se você é um cliente da Zooming, você deve primeiro ativar a sua página de erro personalizada, para só então enviar o arquivo. Esta ativação é feita nas configurações de hospedagem do seu site, no Painel de Controle do seu domínio:

Este procedimento serve para os nossos clientes mais avançados, que sabem programar em html, pois o Construtor de Sites não oferece uma ferramenta pronta para o erro 404 personalizado.

Ao criar a sua página de erro 404 personalizada, é importante que:

1- Você informe uma mensagem de fácil entendimento para qualquer tipo de usuário, dizendo que ela digitou uma página que não existe em seu site;

2- Informe o link para a página inicial (home) do seu site;

3- Informe o link para as páginas mais visitadas em seu site;

4- Coloque uma caixa de procura interna, para que o seu usuário possa buscar pela página desejada.

Veja alguns exemplos interessantes de página de erro 404 personalizadas:

Artigos Relacionados:

Tagged with →