Hoje daremos início a uma série de artigos que descreverão alguns plugins multi-language que você pode utilizar em seu WordPress para criar sites ou blogs em diversos idiomas.

O WordPress é uma plataforma de código aberto que permite um alto nível de personalização. Desta forma, você pode criar sites multi- idiomas mais facilmente com a simples ajuda de um plugin. Inclusive criando sites em outros idiomas com conjuntos de caracteres diferentes (idiomas que não utilizam o alfabeto romano como escrita oficial).

O primeiro plugin a ser apresentado é o xLanguage.

O plugin xLanguage lhe permite criar seu site ou blog em diferentes idiomas e permite que o seu usuário possa escolher a versão na qual deseja ler o seu site. Ele funciona para posts, páginas, tags e categorias.

O idioma escolhido pelo usuário também apresentará o tema e os plugins extra no idioma correto, caso você os tenha configurado corretamente.

Se você deseja apresentar o seu site ou blog completo em diferentes idiomas (Desde título, rss, categorias, etc e não somente o post), e deseja que o seu visitante possa escolher em qual idioma pretende abrir o seu site, este é o plugin que você procura.

Após a instalação do plugin, você terá que pré-configurar os idiomas nas configurações do seu plugin e então poderá digitar seus posts e páginas nos idiomas desejados.

Veja abaixo um exemplo de um editor do WordPress com o plugin xLanguage:

Para instalar este plugin, você deve baixá-lo no site do desenvolvedor (link acima), descompactar os arquivos em seu computador  e  envá-los via FTP para o diretório /wp-content/plugins do seu WordPress.

Então acesse o plugin em seu administrador do WordPress e ative-o.

Uma outra opção seria instalá-lo através do próprio administrador do seu WordPress, clicando no menu Plugins > Adicionar Novo e então procurando por xLanguage. Encontrado o plugin, basta clicar em “Instalar” e depois ativar.

Como as configurações do plugin estão em inglês, você deve ter conhecimento nete idioma para utilizar este plugin.

Este artigo é mais uma dica aos nossos clientes de Hospedagem de Sites que utilizam o WordPress como CMS para o seu site.

Artigos Relacionados:

Tagged with →