Search Engine OptimizationNós que escrevemos e administramos sites e blogs sempre estamos correndo atrás de dicas e técnicas de otimização de sites para melhorarmos a indexação de nossos projetos nos buscadores. Mas somente isso não é suficiente. Precisamos também cuidar de nosso código interno e verificarmos constantemente se nosso projeto não está infectado por algum malware ou código malicioso, o que levaria a punição por parte dos mecanismos de busca.

Nesse primeiro artigo vamos apresentar quatro ferramentas que podem lhe auxiliar a monitorar seu projeto e mantê-lo íntegro e livre desse tipo de praga virtual:

  • Scandoo Google Search – Acesse o site e digite a URL que deseja scanear, exemplo site:google.com e a resposta mostrará os resultados classificados em vermelho, amarelo e verde. Claro que o bom é que tudo esteja em verde, mas alguns amarelos não matam ninguém, apenas alertam.
  • Live Webmaster Tools – Adicione seu blog e utilize a ferramenta de rastreamento para procurar por malwares em suas páginas.
  • MaCafee Site Advisor – Digite o endereço de seu blog e será preparado um relatório detalhado de possíveis problemas. Ele ainda fará uma varredura dos links que saem do seu blog e das ligações seguras ou não. Caso seu domínio ainda não esteja no banco de dados deles, você pode enviá-lo para análise.
  • Google Safe Browsing – Ao entrar no site, troque o que está depois de http:// pelo endereço de seu blog e dê enter. O Google irá fazer uma verificação e lhe dirá se ele identificou alguma atividade de malware nos últimos 90 dias em seu blog.

No próximo artigo iremos abordar outros problemas que podem atrapalhar a indexação de seu blog pelos buscadores. Se quiser dicas do próprio Google veja esse vídeo sobre otimização de sites.

Artigos Relacionados:

Tagged with →