Diversos clientes  confundem o fato de solicitar o registro de um domínio durante a sua inscrição na Zooming com o fato do domínio ser efetivamente registrado em seu nome….

Então, resolvemos escrever este artigo para tentar esclarecer como funciona o processo.

Conforme já explicamos no artigo sobre como funciona o Registro de um Domínio, os domínios são registrados junto aos Registrars, que são órgãos responsáveis por regulamentar e administrar o registro dos domínios na Internet.

A Zooming ou qualquer outra empresa de hospedagem de sites serve como uma espécie de despachante, fazendo o trabalho burocrático do registro de um domínio solicitado pelo seu cliente junto aos órgãos competentes.

Portanto, somente o fato de solicitar o registro de um domínio no ato da inscrição, não garante a propriedade do domínio. O domínio só passa a ser efetivamente do cliente quando é registrado junto ao Registrar.

Então, podem ocorrer alguns problemas entre o momento da inscrição e o registro efetivo do domínio, como por exemplo:

1- Durante a inscrição, o cliente verifica que um domínio está disponível para registro e se inscreve com este domínio no plano de hospedagem de sites desejado. Somente quando o pagamento do boleto é confirmado pelo banco, o que ocorre de dois a três dias úteis, é que a Zooming realmente efetiva o registro do domínio junto ao Registrar, pois essa taxa não é reembolsável pelos Registrars, caso o cliente desista do domínio. Porém, neste intervalo de 2 a 3 dias úteis, eventualmente, qualquer outra pessoa no mundo pode efetuar o registro do domínio e então ele não poderá  mais ser utilizado pelo nosso cliente;

2- Outro problema muito comum é quando o cliente  efetua o pagamento da fatura, mas na hora de efetuarmos o registro, não conseguirmos pelo fato do CPF do cliente estar com pendências na Receita Federal ou pelo fato do CPF ou CNPJ já estar ativo no Registro.BR e não podermos utilizar este documento. Quando isso ocorre, entramos em contato com o cliente, solicitando novos dados ou alteração do ID entidade do documento. Mas muitas vezes o cliente demora até decidir como pretende fazer. Novamente, durante este intervalo, eventualmente, qualquer outra pessoa pode efetuar o registro do domínio e então ele não poderá  mais ser utilizado pelo nosso cliente;

Nestes casos, infelizmente, a única solução é encontrar um outro domínio que esteja disponível, para que o cliente possa utilizar em seu site.

Portanto, se você deseja registrar um domínio que possivelmente será procurado por muitas outras pessoas, caso verifique que ele está disponível durante a sua inscrição na Zooming, adote algumas medidas para acelerar o processo e evitar a perda do nome:

1- Verifique que tipo de documento o domínio exige, pois alguns domínios podem ser registrados em um CPF ou em um CNPJ, mas outros, exigem somente um dos dois documentos;

2- Efetue o pagamento da fatura do registro ou do plano via Transferência Online ou Cartão de Crédito, optanto pelo pagamento com PagSeguro. Destas duas formas o pagamento é confirmado mais rápido, em até 24 horas;

3- Se o seu CPF está com pendências na Receita Federal, informe outro documento no qual o domínio possa ser registrado;

4- Se você já teve algum outro domínio registrado em seu CPF ou CNPJ, informe este fato durante a inscrição para que o nosso suporte técnico possa auxiliá-lo a encontrar a melhor forma para registro do seu domínio. Alternativamente você mesmo pode efetuar a alteração temoprária do ID entidade do seu domínio para o ID da Zooming, agilizando assim o processo.

 

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