Temos recebido diversas queixas de clientes dos planos de hospedagem de sites ou somente dos planos de registro de domínios, questionando o porquê de seus dados estarem publicados nos registros de domínios.

Então, resolvemos escrever este artigo para esclarecer este assunto:

O registro de um domínio é sempre feito junto a um “Registrar”, que nada mais é do que uma entidade responsável por regular os Registros de Domínios na Internet.

Como já comentamos na série de artigos sobre IP, DNS e Registro de Domínio, o domínio funciona como um “número de telefone”, e é através dele que um site é encontrado. Seguindo a mesma lógica, um Registrar é como uma Empresa de Telefonia.

Quando nossos clientes contratam o serviço de registro do seu domínio conosco, estão na verdade contratando a Zooming como uma espécie de “despachante” para que nós efetuemos o registro do seu domínio junto ao Registrar, visto que este processo pode ser um tanto complicado para a maioria das pessoas.

E por este motivo, o fato de se inscrever na Zooming para um domínio disponível não garante a posse desse domínio. O domínio só passa a ser seu a partir do momento em que ele é efetivamente registrado junto ao Registrar.

Como os Registrars “regulam e gerenciam” os Registro dos Domínios, eles exigem que os dados dos registrantes fiquem públicos. Este procedimento serve como uma forma de identificação do registrante para que o mesmo não utilize determinado domínio para sites com finalidades ilícitas, ou para evitar que qualquer pessoa registre quelauer tipo de domínio aleatoriamente.

Esta publicação dos dados, no entanto, funciona de forma diferenciada para domínios nacionais e internacionais.

Os domínios nacionais só podem ser registrados junto ao Registro.Br. É ele quem regula os registros de domínios no Brasil e exige além do endereço e telefone, o CPF ou CNPJ regulares do registrante. Por ser um órgão público, os dados fornecidos ao Registro.Br no momento do registro de um domínio ficam obrigatoriamente publicados.

O Registro.Br possui diversas normas para o registro dos domínios  conforme a extensão escolhida para o domínio. Você pode saber mais sobre isso lendo o artigo “Que Extensões de Domínios Nacionais posso Registrar com Meu CPF ou CNPJ?”.

Já os domínios internacionais podem ser registrados em um dos diversos Registrars credenciados. Estes Registrars Internacionais não exigem CPF nem CNPJ para o registro,  e também possuem a opção de ocultar os dados cadastrais para o público em geral, ficando a obrigatoriedade de disponibilização dos dados somente às autoridades competentes mediante solicitação judicial.

Concluindo, se você pretende ter um site no ar, você deve obrigatoriamente ter um domínio registrado. Mas para ter um domínio registrado, seus dados ficam publicados e não há como alterar este fato.

Então, se você pretende registrar um domínio e não deseja ter seus dados disponibilizados para o público em geral, sugerimos que você considere utilizar um domínio internacional.

Artigos Relacionados:

Tagged with →