Como Evitar Spam

Quem nunca se incomodou com Spam que atire o primeiro mouse.

É possível nos livrarmos de Spam?

Infelizmente não, pelo menos por enquanto.

Estatísticas mais recentes, obtidas de sistemas de Email de grande porte, mostram que entre 96% e 99% das tentativas de entrega de mensagens nos servidores são de Spams.

A prática de Spam deixou de ser coisa de amadores há muito tempo, e se tornou uma atividade (ilícita?) muito lucrativa.

Enquanto não são criadas soluções tecnológicas mais eficientes ou leis mais severas, e não são aplicadas punições, teremos que conviver com esta praga.

Muitos argumentam que o Spam é uma forma de comunicação legal, assim como malas diretas e propagandas em revistas e TV.

Esta discussão pode ir muito longe, mas na opinião da Zooming o Spam é ilegal e devemos combatê-lo.

Propagandas em revistas e TV fazem parte do produto que está sendo vendido.

Quando você compra uma revista, já sabe que ela vai ter propaganda.

Quando você assina uma TV à cabo, ou assiste um canal aberto, já sabe que haverá propaganda.

Faz parte do modelo de negócio, sem as propagandas estes meios de comunicação não existiriam.

Com o Spam não podemos fazer a mesma analogia.

Você contrata seu acesso à Internet, seu domínio e provedor de hospedagem, mas nenhum destes serviços tem seu modelo comercial baseado em anúncios para serem viáveis.

Com o Spam você está pagando para receber propagandas, pois eles consomem sua banda de acesso, espaço no seu computador, espaço na sua hospedagem de sites e o seu tempo para filtrar o que é  indesejável no meio das suas mensagens legítimas.

Além disso, o processamento de todo este volume de mensagens custa dinheiro ao seu provedor de hospedagem, e este custo será inevitavelmente embutido nos custos do serviço.

Como não podemos evitar os Spams, o que podemos fazer é tomar algumas medidas simples para evitá-los ao máximo, dificultando a vida dos Spammers.

A primeira medida é: Não envie spam.

Por mais tentador que esta opção possa parecer, você poderá ser penalizado por este ato.

A primeira penalização poderá vir do seu provedor de hospedagem, que poderá suspender seu site em caso de abuso do uso dos serviços contratados ou não cumprimento do contrato de prestação de serviços.

Outra penalização pode ser a inclusão do servidor em listas negras de servidores, o que vai causar enormes transtornos para todos os usuários do servidor, e possíveis problemas judiciais devido aos problemas causados ao provedor.

Outras penalizações podem vir na forma de pesadas multas. Já existem precedentes no Brasil para estes casos, onde a justiça estipulou multas de até R$ 500,00 por cada mensagem recebida.

Em outros países, diversos Spammers notórios já estão atrás das grades.

A segunda medida é: Não divulgue o seu email.

Não coloque o seu email no seu site, dizendo “Clique aqui para entrar em contato conosco” ou algo parecido.

Se o seu email estiver na sua página, ele estará disponível para qualquer um, e fatalmente cairá numa lista de um Spammer.

Assim como os sites buscadores (Google, MSN, etc) catalogam seu site, para mostrá-lo nos resultados das procuras, os Spammers também o fazem.

Eles utilizam programas especiais que varrem todas as páginas dos sites procurando textos com o formato de email, e quando os encontram, os cadatram na lista de destinatários dos Spams.

Você deve estar se perguntando: “Mas como então as pessoas vão entrar em contato comigo?”

A solução é a utilização de um formulário no seu site.

Neste formulário os visitantes irão preencher os dados que você desejar. Este formulário será processado pelo servidor que enviará os dados para o seu email. Com um formulário bem configurado, seu email não aparecerá em nenhum lugar da página.

Este tipo de formulário se chama Formmail. Você encontrará muita informação sobre Formmail também na Internet.

Se você usa o Construtor de Sites Zooming, poderá utilizaro módulo Comentário dos Visitantes para receber comentários e informações de contato o seu site sem expor o seu email.

Note que até o formulário pode ser uma fonte de Spam.

Alguns Spammers já estão mais sofisticados, e estão usando programas que simulam um visitante do seu site e enviam Spam para você no texto dos campos do formulário.

Para evitar este tipo de problema você deverá usar um formulário com uma imagem de confirmação (semelhante ao formulário de comentário no fim deste artigo).

Como um programa ainda não consegue ler com facilidade a imagem, fica impossível o envio automatizado de Spam deste modo.

Terceira medida: Não encaminhe ou repasse mensagens com o endereço de email de todos os destinatários na mensagem.

Muita gente envia mensagens interessantes para todos os amigos e conhecidos deixando todos os endereços no campo “Para” da mensagem.

Quando uma mensagem é enviada deste modo, todos os destinatários podem ver para quem a mensagem foi enviada.

Isto não é problema quando se trata de um círculo de amigos ou pessoas conhecidas, porém sempre haverá alguém entre estas pessoas que irá encaminhar sua mensagem novamente, fazendo uma “corrente” que em poucas horas terá atingido centenas de pessoas.

Infelizmente entre estas pessoas sempre poderá haver alguém mal intencionado.

O modo correto de envio é informar todos os endereços dos destinatários no campo “CCO” (ou “BCC” em inglês).

“CCO” significa “cópia carbono oculta”, ou seja, quem estiver neste campo receberá a mensagem, mas não receberá a lista com os demais destinatários.

Você deverá tomar também o cuidado de remover todos os endereços dos destinatários do corpo de uma mensagem quando for encaminhá-la.

A maioria dos programas de email coloca todos os endereços de email dos destinatários originais no texto da mensagem encaminhada. Tome o cuidado de limpar todo este texto, deixando somente o conteúdo da mensagem.

Quarta medida: Não cadastre seu email em nenhum site.

Ao cadastrar seu email em um site você poderá estar dando um presente a um Spammer, ou poderá estar informando seu email para uma empresa que não tem os devidos cuidados ao armazenar seus dados, que poderão ser roubados.

“Mas como então vou fazer para que estas empresas possam entrar em contato comigo?” A resposta está no uso dos apelidos (alias) de email.

Ao cadastrar um apelido de email no seu email, você estará permitindo que o servidor aceite mensagens para o apelido também, e encaminhe as mensagens para o seu email principal.

Uma boa prática é criar um apelido para cada site no qual você terá que informar seu email.

Por exemplo, imagine que o seu email é joao@algum-site.com.br e você tem que cadastrar seu email na Zooming. Neste caso, um bom apelido de email pode ser zooming-59938@algum-site.com.br.

Você poderá informar qualquer nome no email, desde que não seja de um email ou apelido que já existe.

Note que neste apelido informamos o nome da empresa e alguns números aleatórios (zooming-59938).

Deste modo, quando você receber uma mensagem neste apelido, a mensagem será entregue no email joao@algum-site.com.br, mas aparecerá como tendo sido enviada para zooming-59938@algum-site.com.br.

Deste modo você saberá que a mensagem veio da Zooming, pois só na Zooming você cadastrou este apelido de email.

Além disso, se você começar a receber Spam neste apelido, você saberá que a Zooming divulgou ou deixou vazar seu email.

Outra grande vantagem é que para parar de receber email da Zooming, basta excluir o apelido zooming-59938@algum-site.com.br.

Notou o poder do uso dos apelidos de email?

Na Zooming os apelidos de email são ilimitados, você poderá criar quantos desejar, então utilize-os à vontade.

Para criar um apelido de email no seu email na Zooming, acesse o Painel de Controle, acesse então seu domínio, clique no ícone “Email” e clique então no seu endereço de email na lista que aparecerá.

Uma nova janela será aberta onde você encontrará o ícone “Adicionar Novo Alias de E-mail”, onde você poderá inserir ou excluir apelidos (alias) no seu email.

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