Search Engine Optimization

Este artigo é o quarto de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide”.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Torne seu site mais fácil de navegar

O modo de navegação em um site é importante para ajudar um visitante a encontrar rapidamente o que ele está procurando.

Ele também pode ajudar os sites de busca a entender que conteúdos o Webmaster acha importante. Mesmo que os resultados do Google sejam mostrados a nível de páginas individuais, o Google tem uma noção do papel de uma página no contexto do site inteiro.

Todos os sites possuem uma página home ou raiz, que geralmente é a página mais visitada do site, e que é um ponto de início para muitos visitantes.

A não ser que você tenha algumas poucas páginas, você deve se preocupar como os visitantes irão de uma página geral (sua página raiz) para páginas com conteúdo mais específico.

Você tem páginas suficientes em torno de um assunto específico, de modo que valha a pena criar uma página descrevendo estas páginas relacionadas (ex: raiz->lista de assuntos relacionados->assunto específico)?

Você tem dezenas ou centenas de produtos diferentes que devem ser classificados em múltiplas categorias e subcategorias?

Um sitemap (com letras minúsculas) é uma página com um mapa do seu site, que mostra sua estrutura, geralmente em forma de uma lista hierárquica das páginas. Apesar dos sites de busca visitarem e indexarem esta página, obtendo uma boa cobertura de indexação do seu site, ela é mais indicada para o uso dos visitantes.

Um arquivo XML Sitemap (com a primeira letra maiúscula) , que você pode enviar ao Google através das ferramentas da Central do Webmaster do Google, facilita o trabalho do Google para descobrir suas páginas.

O Google pode ajudá-lo a criar o arquivo Sitemap para o seu site, através da ferramenta Sitemap Generator, sobre a qual falaremos mais em um próximo artigo.

O arquivo Sitemap geralmente é um arquivo com a extensão “.xml” ou “.xml.gz”, que segue um formato específico definido pelo protocolo Sitemaps no site sitemaps.org

As boas práticas para uma boa navegação no seu site são:

Crie uma hierarquia natural – Torne a navegação mais fácil e simples possível, permitindo um visitante ir da página raiz para uma página mais específica no seu site. Adicione páginas de navegação quando isto fizer sentido, e trabalhe esta estrutura nos links internos do seu site.

Evite:

  • Criar estruturas de navegação complexas, como por exemplo cada página do seu site contendo links para todas as outras páginas
  • Exagerar na segmentação do seu site, evitando que sejam necessários inúmeros cliques para se chegar a um conteúdo mais específico

Use texto na navegação das páginas – Use links de texto para criar a navegação do seu site em preferência a imagens e conteúdos Flash. Isto ajudará os sites de busca a entender a estrutura do seu site (através das palavras-chave nos links de navegação) além de permitir que dispositivos de navegação que não entendam Flash e Javascript possam ser usados para acessar seu site.

Evite:

  • Ter uma estrutura de navegação que dependa exclusivamente de caixas de seleção, imagens ou animações

Use uma navegação tipo “breadcrumb” – Um “breadcrumb” é um menu de navegação que indica em que posição do site você está naquele momento, e permite que você clique em links para voltar a páginas de níveis inferiores a que você esta agora. Os links no topo da área de texto desta página são um exemplo de um menu de navegação “breadcrumb” (Home / Google / Guia Básico de Otimização para Sites de Busca – Parte 4).

Coloque um sitemap HTML e um Sitemap XML no seu site – Uma página sitemap poderá ajudar muito os visitantes do seu site a localizarem o conteúdo que desejam, e um Sitemap XML ajudará aos sites buscadores na indexação do conteúdo do seu site.

Evite:

  • Deixar seu sitemap desatualizado ou com links quebrados
  • Criar um sitemap desorganizado, com links sem estrutura de navegação

Considere o que irá acontecer se o usuário remover parte da URL – Alguns visitantes podem navegar de maneiras não usuais, e você deve antecipar o que acontecerá neste caso. Por exemplo, uma URL pode ser “/2009/02/”. Alguns visitantes podem remover parte da URL, deixando somente “/2009”, esperando que isto traga todos os artigos de 2009, e não mais somente do mês de fevereiro de 2009. Seu site está preparado para isso, ou ele mostrará uma página 404 (arquivo não encontrado)?

Tenha uma página 404 útil – Algumas vezes os visitantes tentam acessar alguma página antiga, que já foi removida, ou uma página que não existe (pois erraram na digitação do endereço). Quando isso acontece, ele será redirecionado para uma página 404. Tenha uma página 404 útil, que mostre por exemplo links de navegação do seu site e possíveis sugestões de outras páginas, ao invés de só mostrar uma mensagem de texto indicando que o conteúdo não foi encontrado. O Google tem um Gadget para Site chamado “404 widget”, que você pode incorporar no seu site para obter várias destas funcionalidades. Falaremos sobre o “404 widget” eu um próximo artigo.

Evite:

  • Deixar que páginas 404 sejam indexadas por sites de busca, garantindo que elas retornem um código 404
  • Colocar somente uma mensagem vaga como “Página não encontrada”
  • Usar uma página 404 com um design que não é compatível com o resto do seu site

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