A quantidade de mensagens de email do tipo phishing ou de golpe está cada vez maior na Internet, no mundo todo. Principalmente num momento de crise mundial, o número de golpes passa a ser cada vez maior.

Portanto, fique sempre muito atento às mensagens que você recebe e qualquer coisa fora do normal, fique de antenas ligadas e jamais clique nos links dessas mensagens!

Existem mensagens que parecem até ter sido enviadas por um remetente que você conhece, mas se o conteúdo estiver estranho, se for uma mensagem de urgência, pedindo ajuda, pedindo dados, troca de senha sem você ter solicitado, ou com uma oferta muito tentadora, tente verificar se a mensagem é legítima.

A primeira coisa que você pode verificar é se o endereço de email do remetente é realmente dele. Quando a mensagem é falsa, o endereço de email do remetente normalmente é um endereço de email mirabolante ou que não tem nada a ver com o remetente pelo qual ele tenta se passar.

Mas mesmo vindo de um endereço de email válido, afinal a conta de email de um conhecido pode ter sido invadida, se a mensagem for suspeita, não clique no link. Passando o mouse sobre o link, SEM CLICAR, você consegue ver a URL, ou seja o endereço do site para o qual o link está direcionando e ter uma ideia de para onde o link quer te levar.

Finalmente, para ter certeza, antes de clicar em qualquer link, entre em contato com o remetente e verifique se foi ele mesmo quem enviou a mensagem.

Artigos Relacionados:

Tagged with →