xoops-logoXOOPS é um sistema de publicação para a criação de sites dinâmicos, é de código livre, lançado sob os termos da licença GNU (GPL), e concebido usando programação PHP orientada a objetos.

XOOPS é ideal para a criação de comunidades virtuais, portais, sites de notícias, intranets ou weblogs, de pequena a grande escala.

Com milhares de recursos já incorporados, o XOOPS SGC representa a solução ideal para quem não quer depender de terceiros para criar e administrar o seu próprio portal.”

Este trecho retirado do próprio portal do XOOPS no Brasil já define bem o que é este programa.

Por ser um software aberto, é a própria “comunidade” do XOOPS que o desenvolve, e toda informação sobre o programa, instalação, tutoriais, etc., pode ser encontrada em seus fóruns e portais.

O XOOPS vem sendo desenvolvido e aprimorado em vários países, inclusive no Brasil. Aqui, ele recebe o apoio do Governo do Paraná e é desenvolvido pela CELEPAR, um órgão do governo na área de informática.

Assim, o bom nisso é que você pode encontrar toda informação de que precisa, desde a instalação, manutenção e até utilização de recursos mais avançados em português.

Você pode escolher a “cara” do seu site utilizando os temas do XOOPS. São mais de 300 temas desenvolvidos aqui no Brasil.

Enfim, vale a pena conhecer mais este CMS e ponderar se ele serve como a sua plataforma para fazer e desenvolver o seu site ou portal.

Artigos Relacionados:

Tagged with →