WebdesignVocê sabe o que é um CMS?

CMS significa Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo.

Como o nome diz, um CMS é um sistema que permite que você crie seu site utilizando um sistema que gerencia como o conteúdo é cadastrado e mostrado.

Um site feito com um CMS geralmente possui duas áreas distintas, que são a área de apresentação do site e a área administrativa.

A área de apresentação do site é chamada de Front End, que é a área pública do site onde os conteúdos são mostrados, ou seja, as páginas do seu site que estão disponíveis na Internet.

Os CMS geralmente trabalham com templates ou modelos de sites, que determinam o design e layout do site.

A área administrativa é chamada de Back End, que é a área privativa do site, onde todo o conteúdo é cadastrado e o site é gerenciado. Para acessar a área administrativa é necessário um login e senha.

Os CMS tem várias funções para o Front End, como os já comentados modelos de sites, vários tipos de menus, formulários de contato, fóruns, pesquisas e enquetes, além de funções de comunicação entre visitantes cadastrados no site.

Existem também diversos recursos para a área administrativa, como a possibilidade de cadastrar visitantes e usuários especiais, que poderão ter permissões específicas no CMS (como autor, publicador, revisor, etc), e que poderão conversar entre si através de sistemas de comunicação internos (mensagens privadas entre os usuários).

Os CMS permitem que você selecione a data de publicação e remoção de conteúdos do site, e que você controle o acesso a certos conteúdos somente para alguns grupos de visitantes cadastrados.

Existem diversos CMS gratuitos disponíveis na Internet, cada um com uma característica que o destaca em relação aos demais.

Existem CMS que são mais simples de usar, porém que permitem menos flexibilidade na hora de configurar como o conteúdo do site é mostrado.

Existem outros CMS que são mais poderosos, e que permitem várias personalizações do site e conteúdo, porém que são de difícil aprendizado e utilização.

O uso de um CMS é recomendado para pessoas com conhecimentos mais avançados em informática e que desejam ter mais recursos e controle sobre o seu site. Uma opção muito mais simples e que serve para a grande maioria dos sites é o Construtor de Sites Zooming.

Instalar um CMS é relativamente simples, pois esta tarefa geralmente consiste em criar um banco de dados MySQL, enviar os arquivos do CMS para o seu site via FTP e acessá-lo para fazer a configuração inicial (informar o nome do site, os dados do banco de dados, etc).

Configurar corretamente e administrar um CMS já é uma tarefa um pouco mais complicada, que envolve algum estudo para entender como o CMS funciona, como suas funções podem ser ativadas e utilizadas, como instalar plugins e módulos para extender as suas funcionalidades, etc.

Alguns dos CMS mais conhecidos são:

Praticamente todos os CMS rodam em plataformas baseadas na linguagem PHP e no servidor de bancos de dados MySQL, ambos suportados pelos servidores da Zooming.

Artigos Relacionados:

Tagged with →