Search Engine OptimizationO Google lançou um documento no seu site para Webmasters chamado “Search Engine Optimization Starter Guide” (Guia Básico de Otimização para Motores de Busca).

Neste documento, que era inicialmente um guia de otimização para uso interno, o Google descreve várias dicas de otimização de sites e esclarece algumas dúvidas sobre este assunto.

Como o próprio documento deixa claro, estas dicas não vão levar seu site diretamente para as primeiras posições nos resultados do Google, mas com certeza irão deixar seu site muito melhor para que os buscadores possam rastreá-lo e indexá-lo.

Se você tiver interesse poderá consultar diretamente todo o documento Search Engine Optimization Starter Guide, que está em inglês, ou poderá acompanhar esta série de artigos que a Zooming preparou baseado neste documento.

Crie Títulos de Páginas Únicos e Precisos

O título de uma página é muito importante, e diz tanto aos visitantes do seu site como aos buscadores o que conteúdo dela apresenta.

Você deve preferencialmente criar títulos de páginas únicos, que não se repentem em outras páginas do seu site, ou que não contenham muitas partes comuns com outras páginas.

O título da página é o que aparece em destaque nos resultados das procuras do Google, e as palavras chave encontradas nele são mostradas em negrito. Este tipo de destaque atrai a atenção de quem está fazendo a procura, e poderá fazer a diferença entre a escolha ou não do seu site como o que vai ser visitado.

As boas práticas para a escolha do título da página são:

Descreva com precisão o conteúdo da página – Escolha palavras que comunicam com eficiência o conteúdo da página.

  • Evite palavras que não tem relação com o conteúdo da página
  • Evite títulos vagos como “Página 1”, “Sem Título”, etc

Crie títulos únicos para cada página – A situação ideal é a em que cada página no seu site possui um título único, que ajuda o Google a distinguir bem cada página e sobre o que ela trata.

  • Evite usar o mesmo título em mais de uma página ou em um grupo de páginas
  • Evite repetir as mesmas palavras em mais de uma página

Crie títulos curtos, mas descritivos – Os títulos devem ser curtos e informativos, se eles forem muito longos o Google irá mostrar somente uma parte dele no resultado das procuras.

  • Evite usar títulos muito grandes que serão inúteis aos visitantes
  • Evite usar palavras chave desnecessárias nos títulos das páginas

Os títulos das páginas são identificados no código HTML dentro da seção <head></head>, entre as TAGs HTML <title> e </title>.

Se você utiliza o Construtor de Sites Zooming, o título é o nome da página na estrutura do seu site, que pode ser alterado no passo 3 do construtor ou nas propriedades da página, no canto inferior esquerdo da janela, enquanto a página está em edição no passo 4. Veja também o artigo Construtor de Sites – Dicas de otimização do site para buscadores para mais informações sobre estas propriedades.

Artigos Relacionados:

Tagged with →