Vários chamados em nosso suporte técnico são referentes às questões de email, serviço incluso nos nossos planos de hospedagem de sites.

Recentemente recebemos um chamado em que nosso cliente solicitava uma ajuda pois havia formatado seu computador e perdido todos os emails de sua máquina.

Infelizmente não pudemos recuperar os emails deste cliente pois ele já havia baixado seus emails do nosso servidor para sua máquina, e esta havia sido formatada.

Mas como evitar este tipo de transtorno?

Existe uma propriedade que você pode configurar em seu Outlook, que é a de “Deixar uma cópia no servidor – Excluir após X dias”. Com esta propriedade o cliente ainda conseguiria recuperar as últimas mensagens recebidas nestes “X” dias. Mas deve-se cuidar para não deixar dias demais, pois isto acarretaria em lotar sua caixa de email, e se isto acontece, as próximas mensagens são devolvidas, antes mesmo de chegar à sua caixa postal.

Outra opção seria configurar sua “Pasta de Armazenamento” do Outlook apontando para um diretório que fica numa partição diferente da que contém os dados do sistema, em seu HD. Assim, você formataria apenas a partição onde fica o seu sistema e não perderia os dados salvos na outra partição. No entanto esta solução é um pouco mais complicada para usuários comuns e requer a ajuda de um técnico para efetuá-la.

Como melhor solução para este problema de backup, sugerimos a utilização do programa de email Thunderbird e do MozBackup, que é um utilitário criado para fazer backups do Firefox e do Thunderbird, entre outros programas.

O programa é em Inglês, mas você já pode baixar traduções do mesmo para o Português do Brasil e instalar junto ao seu programa.

Assim, você efetua regularmente o backup de seus emails e salva em um outro local como um CD, um DVD ou um HD externo por exemplo. Ou caso tenha que formatar sua máquina, efetua o backup antes disso e não corre o risco de perder suas mensagens.

Enfim, vale a pena conhecer melhor estes programas e ponderar se não seriam o melhor para o seu dia-a-dia em questão de Email.

Artigos Relacionados:

Tagged with →