Este artigo é o décimo de uma série que comenta algumas técnicas de otimização de sites divulgadas pelo Google no documento “Search Engine Optimization Starter Guide” e é uma dica de SEO a todos os nossos clientes dos planos de Hospedagem de Sites.

Este documento está em inglês e pode ser acessado diretamente no site do Google: Search Engine Optimization Starter Guide.

Utilize o atributo rel=”nofollow” para links

Ao definir o valor do atributo “rel” de um link de seu site como “nofollow”, você diz ao Google que este link não deve ser seguido, ou seja, que você não deseja passar a reputação da sua página para as páginas vinculadas a ela por este link. Se você aponta um link para um site que você não confia e para o qual não quer passar a reputação do seu site, use o atributo “nofollow”.

Para criar um link nofollow, basta incluir rel=”nofollow” dentro da tag âncora do link.

Veja algumas situações para se utilizar o “nofollow”:

Se o seu site tem um blog onde os comentários são públicos, os links contidos nesses comentários podem direcionar a sua reputação para páginas com as quais você talvez não queira estar ligado. Blogs com seções para comentários são grandes alvos de spam. Um spammer de comentários deixa uma mensagem em um post do seu site na esperança de obter um pouco da sua reputação. Aplicar a tag “nofollow” nos links adicionados por usuários garante que você não estará passando a reputação que você conquistou a um site duvidoso.

Muitos pacotes de programas para blogs aplicam o “nofollow” de forma automática em todos os comentários deixados por usuários, mas para aqueles que não o fazem, o “nofollow” pode ser manualmente configurado.

Isto vale também para outras áreas do seu site, que podem envolver conteúdos produzidos pelos usuários, como guestbooks, fóruns, mural de recados, lista de referências, etc.

Se você confia nos links adicionados por terceiros (por exemplo, se um comentarista é de sua confiança), então não existe a necessidade de usar “nofollow” nestes links. No entanto, se estes links apontarem para sites considerados spam pelo Google, isto pode afetar a reputação do seu próprio site.

Outra utilização para o “nofollow” é quando você está escrevendo um conteúdo e quer referenciar um site na Internet, mas não quer passar sua reputação para ele.

Enfim, vale sempre a pena ponderar a utilização do “nofollow” e, se você quiser utilizar o “nofollow” em todos os links de uma página, você pode usar “nofollow” na sua robots meta tag, que é colocada dentro da tag <head> da sua página.

No próximo artigo, falaremos sobre divulgar seu site de forma correta. Até lá!

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