WordpressHoje vamos falar sobre templates para WordPress: onde encontrá-los e como instalá-los.

Como tudo no wordpress, instalar templates é muito simples. Encontrá-los é ainda mais simples, pois existem milhares espalhados pela internet.

Mas primeiro vamos definir o que é um template.

O que é um template?

Template é o design pré-definido de apresentação do blog. Através do Template você pode diferenciar seu projeto dos demais. Para simplificar ainda mais, costumamos dizer que o template é a roupa do blog, o que será visto pelo seu visitante.

Escolher o template é uma parte muito importante do seu projeto.  As cores, a fonte e o tamanho das letras poderão auxiliar o seu blog a ter sucesso, ou não.

Onde encontrar templates para o WordPress

Você encontra templates para o WordPress em milhares de blogs e sites pela Web, mas fazemos aqui uma ressalva:

Quando for procurar um template, dê preferência a lugares conhecidos,  para evitar baixar algum template com código malicioso. Isso pode atrapalhar o seu blog e ainda o fará ser penalizado pelos buscadores, como o Google.

Segue uma lista de lugares seguros para baixar templates gratuitamente para o WordPress:

Um aspecto importante a ser notado é: tome muito cuidado com fundo preto com letras brancas, vermelhas, azuis. Isso atrapalha e cansa a visão, e pode determinar um tempo curto de um visitante em seu blog, por melhor que possa ser o conteúdo.

Escolha seu template e faça o download dele para o seu computador, descompacte-o e inicie a instalação.

Como trocar o template no WordPress

A partir da versão 2.6, o WordPress trouxe uma função muito interessante. Você pode visualizar o template antes de trocá-lo. Ou seja, enquanto você vê como fica o template, os seus leitores estarão ainda vendo o template antigo.

Quando você encontrar o template ideal, faça upload dele utilizando seu cliente de FTP preferido. O novo template deverá ser colocado na pasta /wp-content/themes.

Agora acesse a área de administração de seu blog e escolha Design – Themes e o template que fez upload aparecerá juntamente com outros que já se encontram no seu diretório.

Aqui deixamos uma dica, procure excluir os templates que não estiver utilizando, via FTP. Não há necessidade de ficar ocupando espaço em seu host se não vai mais utilizar esse template.

Clique sobre o template que deseja instalar e ele abrirá para visualização. Se gostou do template, clique em “Activate” no canto superior direito da visualização. Não gostou? Basta clicar no X no canto superior esquerdo e pronto.

Viu como é fácil trocar o template do seu blog? Agora, não há mais motivos para continuar com o template que vem por padrão na instalação não é? Então mãos à obra.

Até o próximo artigo, onde estaremos relacionando os principais plugins que utilizamos nos blogs que criamos com o WordPress.

Até lá!

Artigos Relacionados:

Tagged with →