Este artigo faz parte de uma série sobre a instalação e configuração do LiveZilla versão 3. Esta série são apenas dicas para os clientes dos planos de Hospedagem de Sites da Zooming. Observe que a Zooming não é fabricante, revendedora e nem representante do produto!

Veja o passo anterior desta instalação no artigo Instalação do LiveZilla – Parte 6.

Edição e Criação de Usuários no LiveZilla

O próximo passo na configuração do LiveZilla é a edição ou criação de novos usuários e grupos de suporte.

Para fazer isso, inicie o LiveZilla Server Admin e selecione a opção “Gerenciamento de usuário”, e clique então no botão “Próximo”:

Selecione o perfil do seu servidor LiveZilla e clique em “Próximo”:

Faça login com seu usuário administrador:

A tela de gerenciamento de usuário possui as abas “Operadores” e “Grupos”.

Um operador é um usuário do LiveZilla que pode atender Chats no seu site. Lembre que comentamos nos artigos anteriores que você poderá instalar o LiveZilla Client em mais de um computador e ter mais de um operador atendendo Chats ao mesmo tempo.

Um operador pode fazer parte de um ou mais grupos de suporte. Os grupos servem para definir configurações gerais, que são então aplicadas aos operadores que fazem parte do grupo. Alguns exemplos para nomes de grupo são “Suporte” e “Comercial”.

Vamos começar alterando algumas configurações globais do grupo “Suporte”, que é o grupo que criamos durante a instalação do LiveZilla.

Clique então na aba “Grupos”, selecione o grupo “Suporte” e clique no botão” Editar”. Note que nesta mesma janela você poderá adicionar novos grupos posteriormente.

Na aba de “Detalhes” do grupo você poderá configurar alguns itens como o email do grupo (usando para envio de mensagens pelo LiveZilla) e algumas definições que você poderá alterar se desejar (use o ícone de interrogação no canto superior direito da janela para saber mais sobre o que cada item significa):

Na aba “Títulos” você verá o título do grupo para cada idioma configurado no seu LiveZilla Server. Por padrão existirá somente o idioma EN (English) configurado.

Vamos então adicionar o idioma pt-BR clicando no botão “Adicionar”:

Selecione “PT-BR – Portuguese” na caixa de seleção “Linguagem”, e coloque o título do grupo na caixa de texto, e então clique no botão OK:

Note na janela abaixo que o idioma ficou PT ao invés de PT-BR. Na versão do LiveZilla usanda nesta instalação isso sempre ocorreu, e acreditamos que isso deve ser algum bug no software, que provavelmente será corrigido em uma versão posterior.

Na aba “Filtros” você poderá cadastrar alguns fitros para este grupo baseado em endereços de sites. Com estes filtros é possível fazer com que o grupo não seja acionado para um endereço ou conjunto de endereços de páginas específicos, por exemplo.

Na aba de “Mensagens Pré-Definidas” vamos configurar algumas traduções de mensagens usadas pelo LiveZilla nas janelas de Chat no seu site.

Começe adicionando um novo conjunto de mensagens clicando no botão “Novo”:

Selecione o idioma “PT-BR – Portuguese (Brazil)” na caixa de idioma, e insira as mensagens de tradução para cada uma das abas mostradas na janela.

Note que o texto das mensagens contém algumas variáveis especiais, com nome em inglês e delimitadas por caracteres de porcento. Mantenha estas variáveis sem alteração para que as mensagens funcionem corretamente no seu site para cada operador.

Edite a mensagem de boas vindas com um texto como a sugestão abaixo:

Edite a mensagem de convite de chat com um texto como a sugestão abaixo:

Edite a mensagem de encaminhamento de site com um texto como a sugestão abaixo:

Clique OK para fechar a janela de edição de mensagens.

Você pode opcionalmente remover os outros conjuntos de mensagens em outros idiomas, selecionando-os e clicando no botão remover, mantendo somente o conjunto em português do Brasil:

Na aba de “Campos do login do chat” você poderá marcar quais campos são visíveis ou obrigatórios na janela de abertura do Chat:

Na aba “Funções do Chat” você poderá marcar que funções existirão na janela do chat para os visitantes do seu site:

Concluída a edição do grupo, vamos agora editar o usuário “administrator”.

Clique na aba “Operadores” e selecione o usuário “administrator”, e clique então no botão “Editar”. Note que você poderá adicionar novos usuários nesta mesma tela, clicando no botão “Novo”.

Na aba “Conta” informe o nome do usuário, email e descrição. O nome do usuário é o que será substituído por uma das variáveis das mensagens padrão de chat que configuramos acima.

Você também poderá definir uma nova senha para o usuário nesta janela.

Na aba “Grupos” você poderá definir a quais grupos este usuário pertence.

Na aba “Permissões” você poderá restringir as permissões que este usuário tem no LiveZilla. Você não deverá alterar isso para o usuário “administrator”, mas poderá fazê-lo para outros usuários da sua equipe, que provavelmente não terão funções administrativas no LiveZilla.

Na aba “Mensagens pré-definidas” você poderá criar um novo conjunto de mensagens para este usuário, que serão usadas ao invés das mensagens padrão definidas para o grupo.

Com isso concluímos a configuração de grupos e usuários no LiveZilla.

Aguarde os os próximos passos da instalação no artigo Instalação do LiveZilla – Parte 8.

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