GoogleVocê pode adicionar facilmente uma caixa de procura do Google no seu site.

A procura funcionará exatamente como a procura do Google, porém ela poderá ser personalizada para atender suas necessidades.

Você poderá incluir na procura somente o seu site, uma lista definida de sites ou até um conjunto restrito de páginas.

O resultado da procura é mostrado dentro do seu site, como se a procura fosse uma função incorporada a ele, mas na verdade os resultados são baseados no catálogo que o Google já fez das suas páginas.

Você poderá alterar vários parâmetros da caixa de procura, como cores e logotipos, para que o design se encaixe perfeitamente no design do seu site.

Para adicionar uma caixa de procura da Pesquisa Personalizada do Google, acesse o endereço http://www.google.com.br/coop/cse/

Clique então no botão “Criar um Mecanismo de Pesquisa Personalizado”.

Você precisará fazer login com uma conta do Google. Se você ainda não tem esta conta, poderá criá-la seguindo os links apresentados na página.

Na próxima página, configure todos os campos mostrados com valores referentes ao seu site e às suas preferências de procura.

Clique então no botão “Mais” no fim da página para configurar seu mecanismo de busca. Na próxima página você poderá fazer alguns testes com o mecanismo, e se tudo estiver OK, clique em “Concluir” para que as informações sejam enviadas para a sua conta no Google.

No painel de controle da Pesquisa Personalizada do Google você poderá visualizar e alterar todas as caixas de pesquisa que criou, bem como ver estatísticas das procuras feitas através delas.

Neste painel de controle você poderá alterar inúmeros parâmetros adicionais das suas caixas de procura, além de obter o código HTML para inserir nas suas páginas.

Esteja ciente porém que nos resultados da procura serão mostrados banners do Google. Você pode solicitar a remoção dos banners se o site for sem fins lucrativos, ou se você pagar $100 anuais ao Google no caso de sites comerciais.

Você pode adicionar o código HTML da Pesquisa Personalizada do Google no seu site dentro de um módulo Script,  se você usa o Construtor de Sites Zooming.

Artigos Relacionados:

Com a(s) Tag(s) →