musica-logoRecebemos muitas perguntas sobre o que fazer para colocar música no site.

Muitas pessoas ainda desejam adicionar este tipo de recurso ao criar seus sites, apesar disto não ser mais utilizado há muito tempo pela maioria dos webdesigners.

A música no site acaba sendo um elemento totalmente desnecessário e que só traz problemas, como tempo adicional para carregamento do site, irritação do visitante com músicas repetitivas ou músicas que não lhe agradam, etc.

Uma música mal escolhida ou irritante pode fazer com que o visitante saia rapidamente do seu site. Já o contrário não é verdadeiro, uma música boa ou agradável não tem o efeito de manter o visitante no seu site.

Deste modo, recomendamos o uso de música no site com muita moderação.

Mas como há sempre espaço para o uso inteligente e criativo de um recurso como este, resolvemos criar este artigo explicando as opções existentes para se adicionar uma música a um site.

BGSOUND

A Tag HTML <BGSOUND /> é uma maneira de adicionar uma música de fundo (Background Sound) na sua página.

Você deve adicionar um código parecido com o abaixo entre as Tags <HTML> e </HTML> do seu site:

<BGSOUND SRC=”/musica.mp3″ />

Substitua o texto “musica.mp3″ pelo caminho do arquivo de música que está no diretório do seu site no seu provedor de hospedagem de sites.

Você pode também adicionar uma propriedade LOOP neste código, seguida de um número. Esta propriedade vai orientar o Internet Explorer a reproduzir o arquivo de áudio o número de vezes informado, e então vai parar.

Isso pode ser interessante quando você deseja reproduzir uma música continuamente. Se você não informar o parâmetro LOOP, o arquivo será tocado somente uma vez.

<BGSOUND SRC=”musica.mp3″ LOOP=”3″ />

Você pode adicionar o código HTML com a Tag BGSOUND dentro de um módulo Script, se você usa o Construtor de Sites Zooming.

Nos nossos testes, esta Tag funcionou no Internet Explorer, mas não funcionou no FireFox, e provavelmente não vai funcionar em outros navegadores também.

EMBED

Outro modo de adicionar um arquivo de música ao seu site é usar a Tag HTML <EMBED />

Você deve adicionar um código semelhante ao abaixo entre as Tags <HTML> e </HTML> do seu site:

<EMBED SRC=”/musica.mp3″ AUTOSTART=”TRUE” HIDDEN=”FALSE”/>

Substitua o texto “musica.mp3″ pelo caminho do arquivo de música que está no diretório do seu site no seu provedor de hospedagem de sites.

A Tag EMBED possui dois parâmetros que são o AUTOSTART e HIDDEN.

O parâmetro AUTOSTART indica se a música deve ser iniciada automaticamente ou não, através dos valores “TRUE” ou “FALSE”.

O parâmetro HIDDEN indica se o controle da música deve estar escondido ou não. Ele ficará escondido se o valor informado for “TRUE” ou ficará à mostra se for “FALSE”.

Você pode adicionar o código HTML com a Tag EMBED dentro de um módulo Script, se você usa o Construtor de Sites Zooming.

Nos nossos testes, esta Tag funcionou no Internet Explorer, mas não funcionou no FireFox, e provavelmente não vai funcionar em outros navegadores também.

META

Outro modo de adicionar um arquivo de música ao seu site é usar a Tag META.

Você deve adicionar o código com a Tag META entre as Tags <HEAD> e </HEAD> do seu site.

Adicione um código como o abaixo no seu site para inserir o arquivo de música:

<meta http-equiv=”REFRESH” content=”2;URL=’/musica.mp3?autostart=true’”>

Este código tem três valores importantes informados dentro do parâmetro “content”, que são o número 2 (neste caso o navegador vai aguardar 2 segundos antes de iniciar o arquivo de música), o nome do arquivo de música e o valor “true” para o parâmetro “autostart”, que instrui o navegador a iniciar automaticamente a música.

O uso desta opção não é possível para quem usa o Construtor de Sites Zooming, pois não há como inserir código HTML entre as Tags <HEAD> e </HEAD> no código HTML gerado pelo construtor.

Nos nossos testes, esta Tag funcionou no Internet Explorer, mas não funcionou no FireFox, e provavelmente não vai funcionar em outros navegadores também.

Uso de um Player em Flash

O modo mais atual para inserir uma música em um site é com o uso de um Player em Flash.

O Player Flash é um programa que controla a reprodução da música na sua página.

Existem Player Flash mais elaborados que mostram o nome da música, possuem controle de volume, listas de execução, gráficos de equalização, etc.

Se você sabe programar em Flash, poderá criar um Player Flash personalizado para o seu site.

Para quem não sabe programar em Flash existem diversas opções de Players Flash disponíveis na Internet, alguns pagos e outros grátis.

Cada Player possui uma característica interessante, como o preço, a aparência, os recursos fornecidos, etc.

Vamos demonstrar a instalação de um Player Flash gratuito, disponível no site PremiumBeat.

Neste site você encontrará diversas opções de Players Flash gratuitos. Todos eles mostram o ícone do site PremiumBeat, que é na verdade um link para o site. Se você desejar remover este ícone e link, deverá fazer um pagamento à PremiumBeat para obter a versão sem o ícone.

Nesta demonstração vamos instalar o Player Flash “Mini Flash mp3 Player”. Clique no link “Instructions & download” para baixar o arquivo ZIP com o Player Flash e instruções.

Na próxima página clique no link “Download flash music player” para baixar a versão gratuita, ou no link “BUY without logo for $19.95″ para comprar a versão sem o logotipo da PremiumBeat.

Após baixar o arquivo playerMiniPackage.zip, extraia os arquivos em uma pasta no seu computador.

Abra então com seu editor de textos “Bloco de Notas” (ou outro que abra arquivos TXT) o arquivo “sampleEmbedCode.html”.

Dentro deste arquivo você encontrará um bloco de código que deverá ser copiado e colado dentro da sua página. Este bloco está delimitado entre as marcações “<!– Begin Copy/Paste –>” e “<!– End Copy/Paste –>”.

Neste bloco de código encontre o texto “song.mp3″ e substitua-o pelo nome do seu arquivo de música.

Cole então este bloco de código onde você deseja que apareça o Player Flash na sua página. Você poderá também alterar o texto “This text will be replaced by the flash music player” por uma mensagem em português, como “Este texto será substituído pelo Player Flash de música”.

Você pode adicionar este código dentro de um módulo Script, se você usa o Construtor de Sites Zooming.

Você poderá também alterar a propriedade “autoPlay”, trocando o valor para “yes” para que o Player Flash inicie automaticamente a música assim que for carregado.

Envie então os arquivos “playerMini.swf” e “swfobject.js” para o seu site, via FTP ou com o gerenciador de arquivos do Painel de Controle Zooming.

Está pronto, o Flash Player deverá aparecer na página onde você inseriu o bloco de código, e a música começará a ser tocada.

Esta opção deverá funcionar em todos os navegadores Web que permitem o uso de Flash nas páginas.

Artigos Relacionados:

Com a(s) Tag(s) →